Nossa Trajetória

O Congresso de Biomedicina da Região Nordeste – CBMNE teve sua primeira edição realizada em Salvador/BA no ano de 2018. O evento reuniu profissionais, professores e estudantes do curso de Biomedicina procedentes de vários Estados nordestinos para discutirem sobre os desafios e perspectivas da profissão. O evento, antecedeu o XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina, e foi considerado um marco para os representantes da Biomedicina na Região e contou com dezenas de palestrantes e centenas de inscritos. 

Edição 2022

Em 2022, o III Congresso de Biomedicina da Região Nordeste aconteceu em Recife-PE, no período de 19 a 21 de outubro. O evento contou com a presença de mais de cinquenta renomados conferencistas nacionais, um público estimado em 400 participantes e apresentação de trabalhos científicos. O evento teve como tema central o Jubileu de Ouro da Biomedicina da UFPE, em homenagem à primeira turma de biomédicos formados pela universidade, embebidos da força e proteção do caboclo de lança representando a cultura local dos Maracatus.

Objetivo

O IV CBMNE enfatizará a relevância da profissão biomédica no contexto nacional, mostrando a importância da Biomedicina de modo interdisciplinar, contribuindo para a capacitação profissional e o desenvolvimento da assistência à saúde de qualidade, pautado no conhecimento científico. Dentre os temas discutidos estarão a Estética, Genética Humana, Hematologia, Citopatologia, Microbiologia, Gestão Laboratorial, Saúde Pública, Serviços de Hemoterapia, Reprodução Assistida, Fisiologia do Esporte, entre outros, além de haver momentos para as discussões voltadas para o mercado de trabalho propostas pelo SINBIOPE.

A comissão organizadora agradece a todos os envolvidos e espera ansiosamente a chegada do maior evento científico da Biomedicina da Região Nordeste.

Fortaleza aguarda a todos de braços abertos para participarem deste momento tão esperado, para compartilharmos experiências e conhecimentos durante o Congresso.

Dr. Djair de Lima Ferreira Junior – Presidente do IV CBMNE